sábado, maio 07, 2011

[Review] Cidade das Cinzas - Cassandra Clare

City of Ashes (Cidade das Cinzas), por Cassandra Clare
Nota: 10/10
Editora: Galera
Ano: 2011 (No Brasil)
Série: Os Instrumentos Mortais #2
Outros livros da série: Cidade dos Ossos ( Review aqui), City of Glass, City of Fallen Angels.


"Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau… e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações



  Como prometido, aqui está a resenha de mais um "arraso" de Cassandra Clare. Não faço mais ideia de quantas vezes já repeti isso, mas SÉRIO essa mulher é uma diva.  Com uma escrita muito fluida, com toques de humor (ahhh...as tiradas de Jace), quase não acreditamos que tudo veio de uma ex criadora de fanfcitions. Para os mais desinteressados "Cidade das Cinzas" será apenas mais um lançamento qualquer, mas para outros - como eu- é um livro para se guardar na estante do coração.


  A história inicia-se pouco depois do término do último livro (Cidade dos Ossos), com Clary morando com Luke e tentando retomar sua vida normal. E isso inclui evitar Jace o máximo possível. Além disso, a filha de Valentine se aproxima mais de Simon, a procura de um amor menos doloroso e impossível. Enquanto isso sua verdadeira família se encontra em estados lastímaveis: a mãe vítima de uma doença desconhecida e um pai desregulado em busca do domínio da Clave (para quem não se lembra, é uma organização que reúne os diversos caçadores de sombras).


  Comecei a leitura totalmente desesperada e inconformada. Nada nesse mundo me traria paz diante desse mistério (NÃO...Clary e Jace NÃO). A não ser uma boa continuação. Felizmente, o desejo foi realizado. Apesar de não responder todas as minhas perguntas, o livro fez uma mistura maravilhosa de ação, suspense e emoção.


 O cenário é tenso, e estamos sempre esperando um 'ser das sombras' chegar e destruir tudo que custou páginas para se erguer. A narrativa é, como característico, em terceira pessoa, técnica mais uma vez utilizada com perfeição pelas mãos da autora.


 Um dos pontos fortes desse livro - a meu ver - é a personalidade dos personagens. Apesar das dificuldades, nenhum dos seres criados por Cassandra perdem seu ponto de vista ou mudam suas ações. Nesse caso, Clary se destaca. Ela continua uma personagem forte, mas não é ignorante sobre o que vai acontecendo em sua vida. Jace, por sua vez, é o que mais sofre com o acontecimento, algo que nem mesmo sua máscara de dureza consegue disfarçar.


 Elogio mais uma vez a capa incrível. A editora Galera arrasa em manter a capa original e ainda torná-la mais especial ainda. Mesmo lendo em a edição dos EUA, faço questão de adquirir o livro em potugues  /semcomparação/.


 O livro é auto recomendável. Não preciso dizer o porque - mais do que essa resenha enorme já fez.
E desde já deixo a dica: pode arrancar os cabelos. A continuação "City of Glass" é de tirar o fôlego!


0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger